Blogger Widgets

Sobre Nossa Escola

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA - CAARAPÓ/MS (2018)

   Endereço: Rua Rui Barbosa, 375 - Vila Planalto - Caarapó/MS CEP: 79940-000.
   FONE:    67 3453-1332
   Horário de Atendimento: 7:30 às 22H
   E-mail: eepjsv@sed.ms.gov.br
  • Direção:
- Ismael Martins Guevara.
  • Direção Adjunta:
- Luis Carlos de Andrade
  • Coord. Pedagógica Ens. Fund. I:
- Edna Angelita Gazola Casemiro.
  • Coord. Pedagógica Ens. Fund. II:
- Edna Angelita Gazola Casemiro.
  • Coord. Pedagógica Ens. Médio:
- Daniela Fernandes.
  • Coord. Projeto AJA:
- Fátima Ap. Lopes da Silva.
  • Assessora Técnica do AJA:
- Ana Paula Fernandes da Paixão.
  • Psicóloga do Projeto AJA:
-
  • Técnico do NUESP:
- Acabou!
  • Progetec:
- Acabou!




História Contada
É com satisfação que eu, professor Evandro Miranda, começo a escrever [mesmo que aos poucos] a História da EE Prof. Joaquim A. S. Vianna - Caarapó/MS. 



Poucos sabem [inclusive funcionários] que nossa escola foi fundada no ano de 1973 quando o Estado de Mato Grosso do Sul nem existia ainda. É bem óbvio, então, que os primeiros certificados, documentos, históricos escolares, etc., emitidos por esta Escola à época ainda especificavam em caixa alta o "ESTADO DE MATO GROSSO". Para os colegas de área, professores de História, isso é de fato a História em transformação, acontecendo bem à nossa frente. 


(Imagem1)

O que acabei de escrever pode ser percebido na placa de fundação da escola fixada próximo à sala de recursos (imagem1), onde visualizamos dentre outras informações o nome do então governador do Estado de MT, José M. Fontanillas Fragelli. Muito provavelmente o amigo leito jamais ouvira falar de tal governador, o que é justo, pois ele vai aparecer na História daquele estado (Mato Grosso) e não do nosso querido Mato Grosso do Sul. Lembre-se que o desmembramento da parte meridional do MT que acabou resultando na criação do nosso estado só acontecerá alguns anos depois, através de lei complementar de 11 de outubro de 1977 assinada pelo Presidente Ernesto Geisel. Era época de Ditadura Militar, que só terminou no ano de 1985. Mas a instalação efetiva do Estado de Mato Grosso do Sul só de deu efetivamente em 1979. 
Pois é pessoal! Em março desse ano de 2012 nossa escola completou 39 anos!

08/05/2013
Texto retirado do Projeto Político Pedagógico da escola


No início dos anos setenta, o Município de Caarapó viu sua economia prosperar com o advento do extrativismo vegetal através da extração da madeira e posteriormente a industrialização da mesma, surgindo dessa forma várias madeireiras na cidade, o que teve como consequência a vinda de muitas famílias para o Município.

Paralelamente a este fator houve na agricultura e na agropecuária um grande desenvolvimento, fator este que também atraiu a vinda de famílias da Região Sudeste e também da Região Sul.

Diante da explosão demográfica no Município e principalmente na sede, a sociedade da época viu-se na necessidade de criar mais uma escola para atender a demanda e assim seguindo todos os parâmetros legais foi criada a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna no ano de 1973.

A escola foi construída num ponto entre o centro da cidade e a vila Planalto. Nas proximidades já existia o Ginásio Estadual Rui Barbosa, o que facilitaria o acesso dos estudantes que frequentavam o referido ginásio e também atender aos estudantes da vila Planalto que eram muitos, pois na época não havia escola nesta vila.

Com o passar do tempo a escola foi ampliando suas salas de aula e passou a atender estudantes do Ensino Médio nos cursos Técnicos em Contabilidade e Habilitação ao Magistério de 1ª a 4ª séries, bem como a Pré-Escola contando com um total de dez salas disponíveis.

Desde sua inauguração até os dias atuais a Escola tem tido a preferência dos moradores não só da Vila Planalto, mas também do centro e de outras vilas adjacentes.




[continua...]

Arquivo